Dicas para evitar a insônia

Capaz de prejudicar a noite de sono de uma pessoa, a insônia se tornou um distúrbio que atrapalha não apenas este momento de descanso, mas também toda a rotina do indivíduo. Geralmente, quem não dorme direito passa a se sentir mais cansado durante todo o dia, com problemas de humor. Assim, a falta de energia para realizar as tarefas do cotidiano resultam no comprometimento da qualidade de vida de cada um. Dessa forma, é importante conhecer melhor o problema e também ficar atento a dicas que certamente trarão melhorias contra essa disfunção.

Sabe-se que muitos adultos podem sofrer de insônia em algum momento da vida. Enquanto uns apresentam dificuldades para dormir durante um período, outros possuem uma redução significativa na qualidade do sono devido ao processo crônico da disfunção. Com isso, torna-se necessário analisar e procurar ajuda de um especialista, pois a insônia afeta não apenas o portador do problema, mas também todos ao seu redor. As causas mais comuns da insônia incluem:

  • Preocupações relacionadas ao trabalho, estudos, saúde ou família
  • Ansiedade diária, bem como transtornos graves de ansiedade
  • Depressão, pois uma pessoa com depressão pode dormir mais do que o normal e pode também não conseguir dormir
  • Dor crônica
  • Dificuldade para respirar
  • Necessidade frequente de urinar
  • Artrite
  • Câncer
  • Insuficiência cardíaca
  • Doença pulmonar
  • Doença do refluxo gastroesofágico
  • Distúrbios da tireoide
  • AVC
  • Doença de Parkinson
  • Doença de Alzheimer
  • Mudança no ambiente ou horário de trabalho
  • Maus hábitos de sono
  • Medicações
  • Cafeína, nicotina e álcool
  • Comer muito tarde
  • Idade

Os principais sintomas de insônia podem incluir:

  • Dificuldade para adormecer à noite
  • Despertar durante a noite
  • Despertar muito cedo
  • Não se sentir descansado após uma noite de sono
  • Cansaço ou sonolência diurna
  • Irritabilidade, depressão ou ansiedade
  • Dificuldade para prestar atenção, concentrar-se em tarefas ou se lembrar de alguma coisa importante
  • Aumento do risco de acidentes
  • Dores de cabeça localizadas
  • Problemas gastrointestinais
  • Preocupações contínuas com o sono

Por isso, é importante adotar algumas dicas que vão melhorar a qualidade do seu sono. Além do mais, o Grupo AllCross sempre recomenda a consulta com algum médico para avaliar o problema de forma mais confiável. Saiba mais abaixo:

  • Estabeleça uma rotina de sono
  • Evite aparelhos eletrônicos
  • Nada de nicotina, cafeína e álcool
  • Pratique exercícios
  • Tenha um ambiente adequado
  • Relaxe antes de dormir