Benefícios do leite

O leite é uma substância crucial para o desenvolvimento dos seres vivos em geral. Isso é visto pois ele é a única forma de alimento das pessoas e animais durante os primeiros momentos de vida. Assim, percebe-se que ele é um item que não deve faltar no cotidiano das pessoas. Apesar de existirem leites de diferentes características, sabe-se que o alimento produzido pela mãe é o mais eficaz e completo para o desenvolvimento das crianças, que passa a garantir mais proteção contra infecções e doenças. Além do leite materno, existem outros perfis de leite que o mercado disponibiliza. Confira abaixo os principais:

  • Leite A, B e C

Para entender melhor, deve-se primeiramente saber o que é a pasteurização. Esse processo aquece o leite em determinada temperatura e depois o resfria, para que haja uma espécie de esterilização do produto. A diferença entre o leite A, B e C está basicamente na forma de pasteurizar e no processo da sua extração do animal.

  • Longa vida

O leite recebe esse nome pois ele tem um método de pasteurização diferente dos demais e isso permite que ele possa ficar fora da geladeira por um período de tempo maior. Mas, deve-se orientar que após aberto, o leite precisa de refrigeração.

  • Integral, semidesnatado e desnatado

A diferença desses três modelos está na quantidade de gordura presente no leite. O integral fica exatamente da forma como saiu do animal, enquanto o semidesnatado tem parte da gordura retirada e o desnatado é praticamente sem gordura.

  • Sem lactose

O leite sem lactose é como se fosse um leite sem açúcar e ele foi criado para que as pessoas portadoras de intolerância ao substrato possam ingerir leite normalmente sem nenhum problema.

  • Em pó

O leite natural é rico em água. Assim, as indústrias que produzem leite em pó apenas retiram a água do leite e adicionam outros nutrientes de acordo com a necessidade do consumidor.