Alimentação saudável na melhor idade

A vida é algo fascinante e cheia de desafios. Saber como cuidar do seu bem-estar é fundamental para continuar no progresso com a saúde. Isso demanda alimentação saudável e coerente. Na velhice, isso não é diferente, pois os idosos precisam até mesmo de mais atenção e zelo para que eles desfrutem da melhor maneira possível essa fase da vida. Assim como os recém-nascidos, as pessoas mais velhas requerem mais atenção por se tratarem de seres mais sensíveis.

Por isso, deve existir alimentação saudável na melhor idade. Para a obtenção de mais saúde, sabe-se que deve haver um processo que passa por toda a vida e este se reflete durante a velhice. Mas, quando é chegada a fase acima dos 65 anos, ou até mesmo antes, é necessário que exista alguém mais novo acompanhando o idoso, como um filho, neto, parente ou amigo próximo e de confiança. Muitas vezes é preciso até mesmo ajudar no ato de se alimentar, pois muitos não conseguem comer por conta própria. Melhorar a alimentação dos idosos proporciona uma série de benefícios, como por exemplo melhor desempenho no sistema imunológico, maior qualidade na hora de dormir, além de outros fatores positivos como o bom humor, regulação intestinal e na concentração.

Além do mais, uma coisa importante que deve ser levada com seriedade é a redução de açucares e do sal. O corpo humano idoso já não funciona e não metaboliza os substratos da mesma forma que uma pessoa mais jovem. Assim, manter os níveis de carboidratos elevados pode desencadear alguns problemas e até mesmo a diabetes. Além disso, o sal é caracterizado por reter líquidos, o que pode gerar aumento de pressão, resultando em outras disfunções mais graves nos idosos. Conheça os principais alimentos recomendados para os velhinhos:

  • Leites e derivados

Os idosos devem consumir esse perfil de alimentos pois eles são de fácil digestão e também são fontes de cálcio, que protege ossos e articulações. O ideal é dar preferência aos desnatados para não acumular gordura, que é a principal característica do leite integral.

  • Frutas, verduras e legumes

Esses alimentos estão repletos de fibras, vitaminas e sais minerais que vão ajudar a melhorar o trabalho do estômago.

  • Alimentos integrais

Farinhas, arroz, aveia, massa, na forma integral, ajudam a melhorar o processo do metabolismo de nutrientes e mantém os idosos com energia para todo o dia