Somente chocolate é bom para a TPM?

Conhecida por todo o universo feminino, as famosas Tensões Pré-Menstruais (TPM) fazem parte do cotidiano das mulheres pois influenciam diretamente em todas as atividades que elas realizam durante o dia. Esse é um processo que está relacionado com as atividades reprodutivas do corpo humano e se inicia no período da adolescência. A TPM tem características bem comuns e peculiares que interferem tanto física como também emocionalmente e geralmente têm o fim com o início do fluxo menstrual.

Alguns sintomas incluem:

  • Depressão;
  • Vontade de chorar;
  • Irritabilidade;
  • Ansiedade;
  • Insônia;
  • Fome em excesso ou falta de apetite;
  • Sonolência;
  • Dificuldade de concentração;
  • Cansaço;
  • Dor de cabeça;
  • Acne;
  • Aumento de peso;
  • Inchaço nas mamas;
  • Dores osteomusculares;
  • Distensão gasosa.

Por ser um processo difícil que ocorre de forma cíclica na vida da mulher, alguns cuidados devem ser tomados para evitar ou amenizar as crises mais complicadas de TPM. Há mitos e dicas de que o chocolate é uma excelente forma de animar e acalmar as mulheres, mas isso depende de cada indivíduo especificamente. Por isso, abaixo você poderá conferir outras informações sobre alimentos e tratamentos que causam mais conforto durante o período de ovulação.

Algumas atividades são recomendadas para melhorar os sintomas desagradáveis da tensão pré-menstrual. Confira mais:

  • Realização de atividades de bem-estar, como um passeio;
  • A atividade física é uma excelente forma de diminuir a tensão e trabalhar de forma positiva a autoestima;
  • Não marque compromissos importantes para os dias que antecedem a sua menstruação, pois isso atrapalha o seu rendimento;
  • Cuide e zele pelo seu corpo;
  • Procure eliminar qualquer pensamento negativo, pois isso também afeta a sua qualidade emocional;
  • Tenha uma alimentação balanceada com verduras, frutas e legumes; O chocolate na verdade não é muito recomendado pois ele pode favorecer o surgimento de acnes;
  • Diminua o sal para que não haja retenção de líquidos no seu organismo;

Uma alimentação saudável inclui alimentos como:

  • Laranja;
  • Brócolis;
  • Banana;
  • nozes, castanhas e amêndoas, que são ótimos antioxidantes;
  • Aveia;
  • Leite;
  • Chocolate amargo;
  • Muita água.