Principais equipamentos de saúde encontrados nas farmácias

A tecnologia avança de forma assídua e sua evolução rápida atinge diversos setores da sociedade, inclusive a área da saúde. Atualmente, as pessoas têm muito mais ferramentas e opções para que haja melhoria na saúde e a medicina tem progredido em um nível que traz mais conforto e comodidade para todos os pacientes.

Assim, os equipamentos de segurança melhoraram e há mais acesso para todos. Com isso, as farmácias de todo o mundo estão repletas de equipamentos que visam unicamente gerar maior satisfação para as pessoas, que conseguem monitorar a qualidade de vida com mais facilidade.

Nos tempos passados, havia todo um trabalho mais árduo para tratamentos como ossos quebrados e tarefas ainda mais simples como por exemplo medir a pressão arterial. As pessoas precisavam ir até o médico ou então entravam em uma salinha na farmácia para realizar alguns procedimentos, que só eram realizados por profissionais especializados.

Porém, a tecnologia mudou a vida de todos pra melhor e hoje existem mais regalias para a execução de algumas tarefas. Os aparelhos estão mais modernos e sofisticados, sem deixar de lado a principal prioridade que é a saúde. Conheça abaixo os principais equipamentos encontrados em farmácias que melhoraram a vida das pessoas:

Medidor de Pressão

Antes, apenas um médico ou farmacêutico era capaz de medir a pressão das pessoas. Havia um aparato destinado para a realização desse procedimento. No entanto, atualmente, as prateleiras das farmácias mostram caixas pequenas nas quais se encontram aparelhos fáceis de usar que ficam dentro de casa e assim fornecem mais tranquilidade para medir a pressão.

Medidor de temperatura

Assim como o medidor de pressão, a tecnologia também está aliada com os casos de febre que podem acometer qualquer indivíduo. Na suspeita de uma temperatura elevada, as farmácias também comercializam medidores cada vez mais discretos e eficientes. Há alguns que utilizam até o laser e conseguem determinar a temperatura de forma instantânea.

Órteses e produtos ortopédicos

Além de medir e pressão e temperatura, o desenvolvimento da medicina proporcionou um cuidado ainda maior com as pessoas que sofrem de problemas nos ossos, articulações e que precisam melhorar a mobilidade. As órteses trazem mais conforto e assim cuidam de forma mais completa durante o tratamento designado pelos médicos.

 

 

 

 

Hormônios que regulam a vida

Os hormônios são substâncias frequentemente comentadas no cotidiano das pessoas, devido ao grau de importância que eles exercem para o funcionamento do organismo. Eles são cruciais para a regulação do corpo, visto que desempenham funções que abrangem um universo muito amplo do corpo humano.

Muitos médicos especialistas nessa área trabalham para que haja mais responsabilidade com os hormônios, pois o equilíbrio deles e seu completo funcionamento são essenciais para uma vida melhor e mais satisfatória.

A palavra vem de origem grega e significa estimulação ou estímulo, pois sua tarefa principal está em conduzir os mecanismos do corpo e induzir atitudes que servem para o bem-estar. Os seres vertebrados, o que inclui os seres humanos, têm cerca de 50 substâncias nesse perfil e cada uma possui uma particularidade diferente que a torna tão especial para o funcionamento do organismo.

O estudo desses elementos data do final do século XIX e início do XX, quando um cientista japonês chamado Takamine pesquisou cristais de adrenalina e foi descobrindo as singularidades desse hormônio.

Assim, descobriu-se, com o passar do tempo, que os hormônios fazem parte do sistema endócrino e são também produzidos por alguns neurônios especializados.

Dentro das funções desses elementos, estão a regulação do organismo, assim como o trabalho de mensageiro químico, que se responsabiliza pela parte da comunicação entre as células e outras estruturas do corpo humano.

O sistema endócrino é repleto de glândulas que jogam os hormônios na corrente sanguínea e atua em parceria com o sistema nervoso. Assim, essa dupla, comandada pelo hipotálamo, fica integrada de uma forma na qual o corpo passa a funcionar equilibradamente.

As glândulas do sistema endócrino são:

  • Hipófise

A hipófise está localizada no centro da cabeça, logo abaixo do cérebro.

  • Tireoide e paratireoides

A tireoide está localizada no pescoço enquanto as paratireóides são quatro pequenas glândulas, localizadas atrás da tireóide.

  • Timo

O timo está situado entre os pulmões.

  • Glândulas suprarrenais

As glândulas supra renais estão localizadas acima dos rins.

  • Pâncreas

O pâncreas está localizado na parte esquerda do corpo, perto do estômago.

  • Glândulas sexuais

As glândulas sexuais são os ovários e os testículos.

Os principais hormônios do corpo humano são:

  • Testosterona;
  • Estrógeno;
  • Progesterona;
  • Hormônio do Crescimento (GH);
  • Insulina;
  • Melatonina;
  • Noradrenalina;
  • Adrenalina;
  • Dopamina;
  • Serotonina.

 

 

 

Catarata – Tudo o que é preciso saber

No mundo de hoje, o sentido mais requisitado é o da visão. Todos são importantes, porém as maiores preocupações são de enxergar de forma clara e nítida o mundo afora. Assim, as maiores queixas por parte dos idosos ocorrem com situações de vista embaçada e isso está associado à catarata.

Com o passar do tempo, o corpo humano passa pelo processo de envelhecimento e assim há maior dificuldade para realizar algumas tarefas. Além disso, muitas funções do corpo que funcionavam de forma completa começam a se deteriorar. Os sentidos humanos são de visão, olfato, paladar, tato e audição, mas eles não estão imunes de sofrerem alterações conforme a idade avança.

Essa doença está comum no mundo inteiro e acontece por causa de uma deformidade em uma camada do globo ocular conhecida por cristalino. O olho humano é complexo e sensível, o que demanda mais cuidados que muitas vezes passam despercebidos ao longo da vida.

Com isso, o problema da catarata pode atingir de forma inesperada e causa um enorme desconforto para a saúde e para o  bem-estar de cada um. O cristalino é o responsável pela focalização da visão de perto e de longe, por isso o usuário da catarata tem extrema dificuldade em focalizar objetos de qualquer distância.

Sintomas da catarata:

  • Diminuição da acuidade visual;
  • Sensação de visão “nublada ou enevoada”;
  • Sensibilidade maior à luz;
  • Alteração da visão de cores;
  • Mudança frequente da refração.

Causas principais da catarata:

  • Catarata Senil: Natural do processo de envelhecimento.
  • Catarata Congênita: Ocorre por doenças da mãe durante a gravidez, que atingem o filho.
  • Catarata Traumática: Acontece devido a situações de acidentes que danificam os olhos.
  • Catarata Diabética: Tem início precoce e sua causa vem da diabetes
  • Catarata Decorrente de medicamentos: Ocorre por causa do uso de medicamentos por longo período, principalmente corticoides.

Vale lembrar que se há algum desses sintomas ocorrendo, é importante consultar um especialista. Em caso de confirmação da catarata, deve-se salientar também que há uma cura que ocorre por meio de cirurgia que substitui a lente e melhora a qualidade de vida do paciente.

 

Como as frutas cítricas beneficiam o sistema imunológico

Uma boa alimentação é chave principal para que o bem-estar de todos seja mantido de forma correta e responsável. Por isso, entender como os alimentos trabalham dentro do organismo humano é fundamental para que cada um saiba exatamente o que comer com o intuito de suprimento de necessidades. Comer corretamente está relacionado com a regulação de níveis hormonais, sono e do corpo em geral, o que inclui o sistema imunológico. De acordo com nutricionistas, até mesmo a cor dos alimentos significam algo para o corpo humano e eles recomendam a ingestão de frutas cítricas para melhorar o trabalho de defesa do organismo.

Essas frutas têm características particulares e peculiares sobre sabor, textura e um perfil diferenciado das outras. Por isso, não é difícil reconhecer quando uma fruta é cítrica. Os frutos cítricos têm esse nome justamente por causa do ácido cítrico, que é sua substância em abundância. Além do mais, eles são ricos em vitamina C, que é um dos principais elementos para o sustento dos métodos de defesa do organismo humano.

Além do mais, algumas frutas apresentam outras vitaminas como potássio, vitamina A e flavonoides. O sabor dessas frutas é mais ardido, mas seu benefício para o indivíduo é muito grande. Sua origem está em regiões tropicais e subtropicais da Ásia.

Os exemplos mais conhecidos são:

  • Laranja
  • Limão
  • Tangerina
  • Cidra
  • Lima-da-pérsia

Sua classificação se apresenta da seguinte forma:

  • Reino: Plantae
  • Divisão: Magnoliophyta
  • Classe: Magnoliopsida
  • Ordem: Sapindales
  • Família: Rutaceae
  • Gênero: Citrus

Além do sistema imunológico, as frutas cítricas também têm uma alta contribuição para a manutenção da hidratação da pele, pois ela melhora o tom da pele e também previne contra rugas e sinais de envelhecimento. As unhas também recebem um benefício e ficam mais saudáveis, além de existir também a diminuição da acne em alguns casos. Enfim, há uma infinidade de pontos positivos que podem ser observados através das frutas cítricas.

Por isso, sua ingestão é altamente recomendada. No entanto, deve-se salientar que sempre deve haver uma consulta com um especialista para o esclarecimento de outras dúvidas que possam aparecer sobre esses produtos.

 

A importância da água no corpo humano

A água é um elemento fundamental para a vida na no planeta Terra. É por causa dela que os seres unicelulares e pluricelulares têm vida e isso proporcionou a habitação da espécie humana nessa região única e especial. Com o passar do tempo, diversos estudiosos se especializaram em estudar esse composto tão precioso e essencial para o planeta em que os humanos vivem e assim conseguiram descobrir que a formação do nosso corpo está diretamente relacionada com a água.

Entre os principais benefícios da existência de água no planeta, incluem-se:

  • Funcionamento e manutenção do corpo humano;
  • Irrigação na agricultura para a produção de alimentos para os seres humanos;
  • Seu uso também engloba o ramo da pecuária ;
  • Fundamental para o funcionamento da fauna e da flora, além dos meios aquáticos e terrestres;
  • Produção industrial para a elaboração de bens materiais, medicamentos, alimentos industrializados, entre outros;
  • Geração de energia nas usinas hidrelétricas;
  • O efeito da evaporação da água doce nas principais fontes hídricas, como rios, lagos, açudes e represas, é de alta importância para a formação de chuvas e da umidade do ar.

Além disso, os cientistas descobriram que há diferenças entre mulheres e homens no que diz respeito ao teor de água no corpo, o que se tornou um fator chave para as diferenças entre os gêneros.

Confira as principais diferenças e características do funcionamento da água dentro do organismo humano:

  • A água funciona como um solvente no corpo, o que permite a realização de variadas reações químicas no organismo;
  • A urina é a principal ferramenta para a eliminação de substâncias tóxicas e sua composição apresenta cerca de 95% de água. Por isso, quanto mais água for ingerida, melhor será a excreção desses elementos nocivos;
  • A água também está presente no plasma do sangue. Assim, ela é fundamental para o transporte de substâncias e de oxigênio;
  • A presença de água em regiões como o cérebro e as articulações permite equilíbrio bioquímico e o melhor funcionamento da mente e dos músculos, ossos e cartilagens;
  • A água faz parte da composição de todas as células, tecidos e órgãos em geral.

 

A importância de fazer um Plano de Saúde antes de engravidar

Para a maioria das mulheres, a gravidez é o momento mais importante de suas vidas, logo, requer toda atenção e cuidados para que a gestação possa ser tranquila e o bebê possa vir ao mundo saudável, sem nenhum problema de saúde. Por isso devemos ressaltar a importância de fazer um Plano de Saúde antes de engravidar.

Para as futuras mamães, um Plano de Saúde com Obstetrícia (que inclui os procedimentos relacionados ao pré-natal, incluindo exames e a cobertura para o parto) é de extrema importância, pois os custos com o pré-natal e com o parto são altos e o atendimento público é bastante precário.

Recomenda-se contratar um Plano de Saúde com antecedência deve estar na sua lista de preparação para a gestação devido a carência de alguns procedimentos, como o parto por exemplo, que é de 300 dias. O ideal é contratar o plano, e após 2 meses engravidar, para que todos os procedimentos possam estar dentro do prazo de cobertura e o plano arcar com todas as despesas.

O acompanhamento médico na gestação faz toda diferença na saúde da mulher e do recém-nascido, pois pode evitar complicações que são comuns nesse período. As visitas ao médico passam a ser constantes e escolher bem o profissional que irá fazer o acompanhamento médico faz toda diferença, pois deve ser algum profissional de credibilidade e de confiança. Analise bem a rede credenciada do plano que você pretende escolher e os profissionais que poderão lhe atender. No momento da escolha do plano, pergunte para o seu corretor qual opção disponível é a mais adequada para o seu perfil.

Além das coberturas obrigatórias por lei, algumas operadoras de Planos de Saúde oferecem programas com as gestantes para prepara-las nesse momento único e especial, que é a chegada de um filho. As mamães podem ainda contar com acompanhamentos de profissionais qualificados para monitorar os casos que exigem cuidados e reduzir as complicações durante a gestação.

Outro grande diferencial do plano de saúde é que nos primeiros 30 dias de vida do bebê, ele pode receber todo o atendimento médico que precisar utilizando o convênio médico da mãe, que ainda pode incluir o recém-nascido em seu plano de saúde como dependente, e se o fizer em até 30 dias contados a partir do dia do nascimento do bebê, ele não precisará cumprir o período de carência.

Cirurgia bariátrica

Ao contrário do que muitos pensam, a cirurgia bariátrica é indicada às pessoas obesas não apenas por estética, mas por questões de saúde, indicada para aqueles que se encontram em um nível crítico, onde as atividades físicas e alimentação regulada não causam mais efeitos.

Para realiza-la o paciente deve fazer diversos tipos de exames e o médico que o acompanha indica qual tipo de cirurgia bariátrica ele deverá fazer para tratar a obesidade e as possíveis doenças associadas. Atualmente existem três tipos de cirurgias bariátricas: a Restritiva (Que diminui o tamanho do estomago), a Mista (Redução do tamanho do estomago e um desvio do transito intestinal) e a Disabsortiva (Reduz a capacidade de absorção do intestino).

Para ser submetido ao tratamento cirúrgico, o paciente deve:

  • Estar com 45kg acima do peso ideal ou com o IMC de 40 ou superior a isso;
  • Pacientes com IMC de 35, mas que tenham problemas de saúde relacionados à obesidade;
  • Faixa etária de 16 a 60 anos;
  • Histórico em não conseguir perder peso;
  • Não ter nenhuma doença que seja contraindicada para a cirurgia;
  • Avaliação clínica completa e exames pré-operatório.

Além disso o paciente deve ter acompanhamento de um nutricionista, para acompanhar a dieta e dar resultados com o procedimento, bem como acompanhamento psicológico, pois a sua vida vai mudar em diversos aspectos e terá que fazer adaptações ao seu novo modo de vida. O acompanhamento psicológico vai ajudar a refletir sobre seus novos hábitos, fazendo com que a adaptação seja da melhor forma possível.

A perda de peso depende de cada paciente e de como ele vai adquirir novos hábitos alimentícios após a cirurgia. Há casos de pessoas que perderam cerca de 50% do peso inicial e conseguiu manter apenas adotando uma nova rotina alimentar e praticando atividades físicas.

Por se tratar de uma cirurgia indicada para tratamento se saúde, o seu Plano de Saúde deve cobrir esse procedimento cirúrgico. Se você já tem um plano de saúde, procure um médico especialista para tirar todas as suas dúvidas. Caso ainda não tenha um Plano de Saúde, fale com um de nossos corretores e veja a melhor forma de adquirir um.

 

 

Como funciona o processo que desencadeia as alergias

Algumas pessoas têm mais, outras menos, mas é difícil encontrar alguém que nunca passou por nenhum fator de alergia em toda a vida. Muitas vezes, essa reação do organismo é descoberta ainda nos primeiros dias ou meses de vida, enquanto outros casos são vistos somente com o passar do tempo e de acordo com os hábitos de vida e acontecimentos de cada um. A alergia varia também conforme o nível de intensidade e vale destacar que nem todo perfil alérgico funciona com todos e também não ocorrem com a mesma força, pois cada organismo é único. Leia Mais

O que é a ANS?

No Brasil, há dois sistemas de saúde disponíveis para as pessoas. O mais comum é o Sistema Único de Saúde (SUS), que foi elaborado pelo governo para possibilitar um atendimento de qualidade para as pessoas de forma gratuita, de acordo com a ética e as leis de que todos os indivíduos têm direito pela saúde. Atualmente, há bastantes discordâncias sobre como o estado lida com essa questão da medicina pública, visto que muitos locais não oferecem serviços satisfatórios e com isso geram estresse, filas e uma infinidade de situações desconfortáveis. Com isso, surgiu a ANS. Leia Mais

Hospitais de referência no Brasil

Cuidar da saúde com competência é algo que todos buscam para manter a qualidade de vida em todos os aspectos. Por isso, há uma procura enorme por modalidades de assistência à saúde, o que gera uma pesquisa sobre vários fatores que vão influenciar no bem-estar. Um deles se trata da organização de hospitais para que o atendimento e qualquer outra atividade voltada para a medicina. Leia Mais