Métodos mais eficazes para cuidar da pele

A pele é o maior órgão do corpo humano e tem sua função principal de proteger os órgãos internos e favorecer o equilíbrio térmico do organismo e a produção de metabólitos. A pele atua como um sistema de defesa e estabelece uma relação entre o meio interno e externo do corpo. Ela é dividida em basicamente em derme e epiderme, com células estratificadas e pavimentosas, o que caracteriza um ambiente diversificado e com perfis e funções variadas.

Na epiderme, não há nervos, enquanto a derme, formada por tecido conjuntivo denso e muito colágeno, possui glicoproteínas, vasos sanguíneos, terminações nervosas, glândulas sebáceas, sudoríparas e as raízes dos pelos. Por isso, pode-se dizer que a pele merece cuidados específicos e mais zelo para que o corpo fique protegido e também a aparência melhore. Confira abaixo 3 dicas importantes para cada setor da pele e tenha mais bem-estar com o maior órgão do corpo:

  • Rosto

O rosto é a área da pele que exige um cuidado ainda maior e está comum de receber zelo por parte das mulheres, na maioria dos casos. Para evitar os prejuízos da acne, disfarçar sinais da idade ou cuidar de forma eficaz de manchas e olheiras, o principal a se fazer é consultar um dermatologista e procurar cremes e outras formas de tratamento que melhorem o aspecto do rosto em geral.

  • Corpo

O corpo precisa de muitos cuidados na área da pele e que são diferentes do rosto. Apesar de muitas pessoas se preocuparem mais com a parte de cima por causa da aparência, é importante entender a dinâmica do funcionamento da pele como um todo e assim procurar o melhor tratamento através de detalhes como óleos e até mesmo a temperatura da água para tomar banho e outros cuidados que são fundamentais para a manutenção do bem-estar da pele.

  • Proteção solar

Sabe-se que a absorção da vitamina D, responsável pela defesa do corpo é relacionada com o cálcio, ocorre através da pele em contato com o sol. No entanto, deve existir um zelo especial para a proteção da pele, pois em níveis desequilibrados, sérias situações podem prejudicar a pele por causa do excesso de sol sem proteção eficaz.

 

Somente chocolate é bom para a TPM?

Conhecida por todo o universo feminino, as famosas Tensões Pré-Menstruais (TPM) fazem parte do cotidiano das mulheres pois influenciam diretamente em todas as atividades que elas realizam durante o dia. Esse é um processo que está relacionado com as atividades reprodutivas do corpo humano e se inicia no período da adolescência. A TPM tem características bem comuns e peculiares que interferem tanto física como também emocionalmente e geralmente têm o fim com o início do fluxo menstrual.

Alguns sintomas incluem:

  • Depressão;
  • Vontade de chorar;
  • Irritabilidade;
  • Ansiedade;
  • Insônia;
  • Fome em excesso ou falta de apetite;
  • Sonolência;
  • Dificuldade de concentração;
  • Cansaço;
  • Dor de cabeça;
  • Acne;
  • Aumento de peso;
  • Inchaço nas mamas;
  • Dores osteomusculares;
  • Distensão gasosa.

Por ser um processo difícil que ocorre de forma cíclica na vida da mulher, alguns cuidados devem ser tomados para evitar ou amenizar as crises mais complicadas de TPM. Há mitos e dicas de que o chocolate é uma excelente forma de animar e acalmar as mulheres, mas isso depende de cada indivíduo especificamente. Por isso, abaixo você poderá conferir outras informações sobre alimentos e tratamentos que causam mais conforto durante o período de ovulação.

Algumas atividades são recomendadas para melhorar os sintomas desagradáveis da tensão pré-menstrual. Confira mais:

  • Realização de atividades de bem-estar, como um passeio;
  • A atividade física é uma excelente forma de diminuir a tensão e trabalhar de forma positiva a autoestima;
  • Não marque compromissos importantes para os dias que antecedem a sua menstruação, pois isso atrapalha o seu rendimento;
  • Cuide e zele pelo seu corpo;
  • Procure eliminar qualquer pensamento negativo, pois isso também afeta a sua qualidade emocional;
  • Tenha uma alimentação balanceada com verduras, frutas e legumes; O chocolate na verdade não é muito recomendado pois ele pode favorecer o surgimento de acnes;
  • Diminua o sal para que não haja retenção de líquidos no seu organismo;

Uma alimentação saudável inclui alimentos como:

  • Laranja;
  • Brócolis;
  • Banana;
  • nozes, castanhas e amêndoas, que são ótimos antioxidantes;
  • Aveia;
  • Leite;
  • Chocolate amargo;
  • Muita água.