Reações do corpo humano

O corpo humano é naturalmente instintivo e cheio de reações involuntárias que podem tanto fazer bem ou não para o organismo. Há reações internas e externas também, mas é fato que tais circunstâncias demonstram, na maioria das vezes, algum perfil de defesa que o organismo possui para evitar situações desagradáveis e que possam prejudicar o corpo.

A principal reação do corpo ocorre por meio da alergia. Esse fenômeno funciona como uma situação de hipersensibilidade no corpo humano. Isso significa que no momento em que a pessoa recebe algum estímulo externo que provoca um alerta, existe o desencadeamento de uma série de fatores de defesa que provocam as conhecidas coceiras, irritações, inchaços e outros sintomas desagraváveis. Os principais desencadeadores de alergias são os alimentos, a pele, a respiração e outras formas variadas que podem acometer o corpo humano.

O soluço é outa reação, muitas vezes engraçada, mas que pode preocupar e incomodar muito caso demore para ir embora. Essa situação acontece quando acontece a contração involuntária do músculo do diafragma, responsável pela respiração.

Além do mais, existem casos em que as pessoas sentem alguma parte do corpo perder totalmente a sensibilidade, o que caracteriza um formigamento. Isso pode ser sinal de alguma disfunção mais preocupante, mas na maioria dos casos, essa reação nada mais é do que a compressão do fluxo sanguíneo (ao cruzar as pernas, por exemplo) que interrompe o tráfego de impulsos nervosos. Quando o fluxo é estabelecido novamente, ocorre como se fosse um curto circuito nos impulsos elétricos dos nervos, o que gera a sensação de formigamento.

Já sentiu aquela sensação de tremer o olho que muitas vezes pode incomodar? Isso nada mais é do que um espasmo das pálpebras. Sua causa mais aceita pelos especialistas é que ocorre um cansaço ou tensão nessa área do olho. O músculo se movimenta rápido para fazer circular mais sangue na região e dissipar o ácido lático, responsável pela irritação na terminação nervosa.

Em caso de qualquer outra situação de reação adversa do organismo, que traga incômodo e desconforto, é altamente recomendável a consulta com um especialista de medicina.