Principais disfunções respiratórias do meio urbano

O meio urbano mudou completamente a forma de viver das pessoas. Com a evolução tecnológica e o desenvolvimento do ramo terrestre, muitas pessoas migraram do campo para a cidade e isso passou de geração em geração até a situação encontrada atualmente. No entanto, o planeta já mostra sinais da degradação do meio ambiente devido aos excessos ocorridos nas indústrias, que liberam substâncias tóxicas e prejudiciais ao planeta e também ao corpo humano. Além do mais, a estruturação das cidades sem a presença das áreas verdes e naturais promovem uma série de malefícios, ilhas de calor e outros fatores que desencadeiam crises respiratórias encontradas em muitos cidadãos.

Os problemas de âmbito respiratório são aqueles que acometem o paciente nas vias aéreas. Ou seja, é a região onde se encontram os ouvidos, nariz, boca e garganta, principalmente. Os especialistas destinados para o tratamento dessas zonas são os otorrinolaringologistas, que perceberam algumas ocasiões urbanas que causam problemas respiratórios.

A alta emissão de gases tóxicos e poluentes está associada com a desordem na umidade e assim promovem a manifestação de bactérias e queda na defesa do organismo para combatê-las. Com isso, os hospitais estão cheios de queixas de nariz trancado, dor de garganta e outros incômodos que prejudicam a qualidade de vida.

Conheça abaixo as duas principais doenças respiratórias encontradas nas grandes cidades:

Sinusite

Inflamação dos seios da face, que são as cavidades no entorno do nariz e olhos. Sua atividade é causada por infecção bacteriana e ocorre Quando o ar não consegue ser expirado para fora do organismo, o que proporciona um ambiente favorável para as bactérias desencadearem um processo inflamatório. Os principais sintomas são: dor de cabeça, congestionamento nasal, secreção nasal, redução do olfato, dor de ouvido, dor no maxilar, garganta inflamada, náuseas, tosses, entre outros.

Rinite

Sabe-se que o nariz é uma entrada para o ar e outras substâncias que são carregadas por ele, o que inclui bactérias e outros agentes nocivos ao corpo humano. Por isso, a rinite nada mais é do que uma reação alérgica contra as partículas que são consideradas desconhecidas. Os principais sintomas incluem Irritação no nariz, boca, olhos, garganta, pele, coriza e espirros.