Os segredos da meditação

Ficar parado como nos filmes sem falar ouvindo apenas a respiração se tornou a noção que a maioria das pessoas têm sobre o que é meditação. Inclusive há a hipótese de que meditar simplesmente significa “não pensar em nada”. Em primeiro lugar, não existe essa possibilidade pois a mente é justamente um amontoado de ideias e noções das coisas, o que já caracteriza o pensamento.

Por isso, as pessoas sempre estão pensando em alguma coisa. A mente trabalha em todos os momentos, porém em ritmos que ditam a velocidade e a frequência do que se passa na cabeça humana. Enquanto uns conseguem controlar melhor como os pensamentos ocupam a mente, outros vivem de forma mais frenética e isso traz poucos benefícios para a saúde mental, o que afeta até mesmo a parte física.

A prática da meditação pode ser realizada por todos, independentemente de religião, idade, sexo, etc e traz inúmeras vantagens. Dessa forma, a meditação é uma excelente alternativa para acalmar os pensamentos e assim relaxar para promover mais qualidade de vida. Originária do latin meditare, este verbo tão famoso significa “voltar-se para o centro”, numa espécie de concentração com o mundo interior de cada um, o que elimina os fatores do mundo externo. Por isso, a meditação deixa de lado todas as preocupações e traz maior conexão, energia e percepção da consciência.

Também conhecida como higiene mental, a meditação acontece quando a mente se livra da agitação, está calma, serena e em paz. Isso promove mais concentração, clareza e reforça todas as habilidades e características do ser humano. Em um mundo voltado para a rapidez com que os processos se desenvolvem, é comum que haja mais estresse e assim as pessoas não conseguem aproveitar momentos preciosos da vida. Mas a meditação pode mudar tudo isso e gerar mais bem-estar.

Como meditar?

  • Escolha um local limpo, sem distrações em sua casa
  • Se certifique que a luz está suave, existe ventilação e os barulhos estão sob controle
  • Você pode escutar meditações guiadas, mas é melhor começar a meditar com um grupo
  • Medite ao mesmo tempo todos os dias, para que se torne uma rotina sustentável
  • Não medite demais. Comece meditando apenas de 15 a 20 minutos
  • Desligue seu celular
  • Use de preferência, roupas leves e soltas