Os principais invasores do corpo humano

Ficar doente é uma situação complicada em qualquer nível de mal-estar que possa atingir o corpo humano. As pessoas ficam indispostas e com aquela sensação de não conseguir render o que deveriam ou poderiam é algo que desagrada e traz a impressão de impotência. Ao consultar um médico, por meio do sistema público de saúde brasileiro, de forma particular ou então por meio de uma assistência de saúde, o paciente recebe algumas orientações sobre medicamentos e outros tratamentos que servem para eliminar invasores do corpo humano. No universo microbiológico, há uma infinidade de seres capazes de fazer mal ao corpo humano. Conheça abaixo os principais deles:

Vírus

A palavra deriva do significado de veneno, pois esses seres atacam de forma agressiva o corpo humano causando consequências que podem levar até a morte do indivíduo. Os vírus são basicamente formados por proteínas e ácidos nucleicos, mas sem a característica celular.

Por isso, eles são considerados parasitas de células, pois o trabalho de um vírus é modificar o material genético da célula humana para danificá-la e causar a reprodução viral que invade o sistema humano e gera sintomas desagradáveis. Algumas doenças causadas por vírus incluem a AIDS, a gripe e o sarampo.

Bactérias

Bactérias são organismos unicelulares com alta capacidade de reprodução. Em um universo tão vasto, sabe-se que muitas bactérias fazem bem ao corpo humano, como no caso dos seres localizados na flora intestinal.

Porém, há bactérias que causam alto dano ao indivíduo, como no caso das bactérias que causam dores de garganta e outras doenças. O principal combate à elas ocorre por meio da utilização de antibióticos.

Protozoários

Os protozoários pertencem ao Reino dos Protistas e variam conforme aparência, forma de locomoção e reprodução. Em comum, esses seres possuem caráter primitivo e são organismos heterotróficos, ou seja, não são capazes de produzir seu próprio alimento. Por isso, muitos utilizam o corpo humano como forma de obter energia e ao sugar nutrientes dos indivíduos, causam doenças.

No mundo inteiro, esses organismos estão espalhados e devem ser levados com seriedade, mas no Brasil a maior preocupação está com as doenças: Malária, Amebíase, Doença de Chagas, Giardíase, Tricomoníase.