Os múltiplos benefícios de praticar uma atividade física

Praticar atividades físicas é uma excelente alternativa para a manutenção correta do bem-estar. Associado com uma boa alimentação, acompanhamento de um profissional e sono regulado, mexer o corpo de forma aeróbica ou anaeróbica produz uma série de benefícios que certamente trazem mais prazer e qualidade de vida.

Com a consulta de um médico, fica fácil saber se o indivíduo pode ou não praticar exercícios, mas diversos especialistas recomendam que as pessoas adquiram esse hábito em qualquer idade e com o devido respeito às limitações físicas de cada um.

Um dos maiores privilégios de se praticar atividades físicas está no fato de combater de forma eficaz o sedentarismo. Esse termo vem sendo muito utilizado na sociedade moderna pois as pessoas passaram a abandonar a rotina saudável de exercícios por causa da evolução tecnológica.

Ou seja, o trabalho e o lazer estão envolvidos diretamente com o fato de ficar sentado e com o corpo em pouco movimento e esta é a essência do termo sedentarismo. Médicos e profissionais de educação física buscam vencer as barreiras da falta de prática física pois o sedentarismo traz vários malefícios como obesidade e pressão alta, por exemplo. Conheça agora os principais benefícios causados pela prática de um esporte:

  • Coração

O coração é um dos órgãos vitais do ser humano. Por ser um músculo de característica peculiar, ele precisa de estímulos saudáveis como qualquer outro músculo do organismo humano. Assim, a prática de atividades físicas gera mais resistência ao coração, melhora a circulação sanguínea e promove um melhor funcionamento do órgão.

  • Emocional

Com as atividades físicas, o corpo humano é estimulado a produzir uma série de substâncias que geram bem-estar ao emocional. Nos humanos, a endorfina é o principal substrato lançado na corrente sanguínea durante o exercício, o que causa uma sensação de alegria. Assim, pode-se dizer que fazer um esporte é fundamental para o combate ao estresse, depressão e outros problemas emocionais.

  • Desintoxicação

O corpo humano é sensível ao meio ambiente e dependendo dos hábitos adquiridos, há a possibilidade de estoque de substâncias que fazem mal ao corpo. Porém, com a prática de atividades físicas, a pessoa passa a tomar mais água, que é um excelente filtro para eliminar substâncias nocivas e assim permitir um funcionamento mais regular do corpo.

Para outras informações, consulte um especialista em atividades físicas.