Métodos mais eficazes para cuidar da pele

A pele é o maior órgão do corpo humano e tem sua função principal de proteger os órgãos internos e favorecer o equilíbrio térmico do organismo e a produção de metabólitos. A pele atua como um sistema de defesa e estabelece uma relação entre o meio interno e externo do corpo. Ela é dividida em basicamente em derme e epiderme, com células estratificadas e pavimentosas, o que caracteriza um ambiente diversificado e com perfis e funções variadas.

Na epiderme, não há nervos, enquanto a derme, formada por tecido conjuntivo denso e muito colágeno, possui glicoproteínas, vasos sanguíneos, terminações nervosas, glândulas sebáceas, sudoríparas e as raízes dos pelos. Por isso, pode-se dizer que a pele merece cuidados específicos e mais zelo para que o corpo fique protegido e também a aparência melhore. Confira abaixo 3 dicas importantes para cada setor da pele e tenha mais bem-estar com o maior órgão do corpo:

  • Rosto

O rosto é a área da pele que exige um cuidado ainda maior e está comum de receber zelo por parte das mulheres, na maioria dos casos. Para evitar os prejuízos da acne, disfarçar sinais da idade ou cuidar de forma eficaz de manchas e olheiras, o principal a se fazer é consultar um dermatologista e procurar cremes e outras formas de tratamento que melhorem o aspecto do rosto em geral.

  • Corpo

O corpo precisa de muitos cuidados na área da pele e que são diferentes do rosto. Apesar de muitas pessoas se preocuparem mais com a parte de cima por causa da aparência, é importante entender a dinâmica do funcionamento da pele como um todo e assim procurar o melhor tratamento através de detalhes como óleos e até mesmo a temperatura da água para tomar banho e outros cuidados que são fundamentais para a manutenção do bem-estar da pele.

  • Proteção solar

Sabe-se que a absorção da vitamina D, responsável pela defesa do corpo é relacionada com o cálcio, ocorre através da pele em contato com o sol. No entanto, deve existir um zelo especial para a proteção da pele, pois em níveis desequilibrados, sérias situações podem prejudicar a pele por causa do excesso de sol sem proteção eficaz.