A atividade física é um combustível para o organismo

O corpo humano, assim como qualquer máquina, precisa de combustível e energia para funcionar. Por isso, nutricionistas, médicos e outros especialistas do corpo recomendam o consumo correto e responsável de alimentos ricos em carboidratos para a manutenção do bem-estar e da forma física. Além disso, os seres humanos também são indivíduos que dependem da movimentação do organismo para um funcionamento melhor das atividades do cotidiano. Assim, a prática de atividades físicas regulares está altamente associada com uma vida mais satisfatória e cheia de vigor.

É importante consultar um médico para entender como cada pessoa deve se exercitar. Algumas precisam de mais e outras menos exercício, mas saber que o sedentarismo só traz prejuízo é um fato concreto. Em todo o mundo, percebe-se que as pessoas estão cada vez mais propensas a adotar um hábito de deixar de lado os exercícios físicos. Isso é preocupante, pois assim os casos de problemas e desordens no âmbito da saúde só aumentam. A falta de atividades promove problemas no coração, sistema circulatório e também se associa com a obesidade. Isso funciona como um veneno para o corpo, que vai se degradando de forma lenta e silenciosa, até chegar em uma fase irreversível.

Por isso, o governo brasileiro busca constantemente tomar medidas que promovem o estímulo da prática de atividades físicas. Em parques e praças é possível observar setores destinados para o movimento do corpo e isso gera resultado. Alguns benefícios de realizar essa atividade incluem:

  • Contribui para o bom funcionamento dos órgãos, principalmente o coração;
  • Contribui para o bom funcionamento do intestino;
  • Diminui a ansiedade, o estresse e a depressão, pois há a liberação de substâncias responsáveis pelo bem-estar;
  • Melhora o humor e a autoestima de cada indivíduo;
  • Ajuda na prevenção e no controle de doenças cardiovasculares, além da diabetes, hipertensão arterial, osteoporose, problemas respiratórios e outras disfunções;
  • Contribui para o funcionamento normal dos mecanismos cerebrais de auxílio no controle de apetite;
  • Gera um equilíbrio entre a ingestão e o gasto de energia.

Por isso, busque uma atividade que seja do seu interesse e deixe de lado programas como assistir televisão. Só assim é possível melhorar a qualidade de vida.

 

 

5 maneiras de prevenir a osteoporose

O corpo humano é dotado de várias funcionalidades extremamente complexas que unidas fazem com que tudo seja organizado e perfeito. É uma máquina que reúne diversas células diferenciadas que por fim formam tecidos, órgãos, sistemas e compõem toda a estrutura física do ser humano.

Com o passar dos anos, as pessoas envelhecem e o corpo passa a mostrar sinais de decadência, o que leva a sintomas em algumas áreas específicas do corpo. Na melhor idade, uma das principais queixas dos idosos está relacionada com a estrutura óssea, que é a responsável por dar todo o sustento do corpo juntamente com os músculos e cartilagens. Com isso surge a osteoporose.

Os ossos fazem parte do sistema esquelético nos indivíduos e tem coloração esbranquiçada, com característica de dureza. Ou seja, são estruturas fortes e firmes, que se quebram apenas através de um grande impacto.

Por possuir um remodelamento dinâmico, o osso está constantemente se renovando e eliminando partes que não prestam para o sustento do corpo. Seus principais tecidos de formação são tecido ósseo, cartilaginoso, conjuntivo denso, epitelial, adiposo, nervoso e vários tecidos formadores de sangue. As principais funções do sistema esquelético são:

  • Sustentação do organismo (apoio para o corpo);
  • Proteção de estruturas vitais (coração, pulmões, cérebro);
  • Base mecânica para o movimento;
  • Armazenamento de sais (cálcio, por exemplo);
  • Hematopoiética (suprimento contínuo de células sanguíneas novas).

No entanto, com o passar do tempo, muitas pessoas passam a adquirir deficiências no funcionamento desse sistema, o que caracteriza a osteoporose. A falta de absorção de cálcio com o aumento da idade também diminui a ingestão de minerais para o corpo, o que piora ainda mais o processo. A osteoporose é a diminuição da massa óssea e tem algumas predisposições gerais, tais como:

  • Pele branca;
  • Histórico familiar de osteoporose;
  • Vida sedentária;
  • Baixa ingestão de Cálcio e /ou vitamina D;
  • Fumo ou bebida em excesso;
  • Medicamentos, como anticonvulsivantes, hormônio tireoideano, glocorticoides e heparina;
  • Doenças de base, como artrite reumatoide, diabetes, leucemia, linfoma.

Para evitar o desenvolvimento dessa disfunção, cinco hábitos incluem:

  • Fazer refeições ricas em cálcio e vitamina D;
  • Manter uma rotina de atividades físicas regulares;
  • Não beber em excesso e não fumar;
  • Evitar o consumo de muito sal ou cafeína, pois eles podem levar a perda de cálcio pelo organismo;
  • Tomar sol sem filtro solar por pelo menos 15 minutos ao dia, antes das 10 horas ou após às 15 horas.

 

Os múltiplos benefícios de praticar uma atividade física

Praticar atividades físicas é uma excelente alternativa para a manutenção correta do bem-estar. Associado com uma boa alimentação, acompanhamento de um profissional e sono regulado, mexer o corpo de forma aeróbica ou anaeróbica produz uma série de benefícios que certamente trazem mais prazer e qualidade de vida.

Com a consulta de um médico, fica fácil saber se o indivíduo pode ou não praticar exercícios, mas diversos especialistas recomendam que as pessoas adquiram esse hábito em qualquer idade e com o devido respeito às limitações físicas de cada um.

Um dos maiores privilégios de se praticar atividades físicas está no fato de combater de forma eficaz o sedentarismo. Esse termo vem sendo muito utilizado na sociedade moderna pois as pessoas passaram a abandonar a rotina saudável de exercícios por causa da evolução tecnológica.

Ou seja, o trabalho e o lazer estão envolvidos diretamente com o fato de ficar sentado e com o corpo em pouco movimento e esta é a essência do termo sedentarismo. Médicos e profissionais de educação física buscam vencer as barreiras da falta de prática física pois o sedentarismo traz vários malefícios como obesidade e pressão alta, por exemplo. Conheça agora os principais benefícios causados pela prática de um esporte:

  • Coração

O coração é um dos órgãos vitais do ser humano. Por ser um músculo de característica peculiar, ele precisa de estímulos saudáveis como qualquer outro músculo do organismo humano. Assim, a prática de atividades físicas gera mais resistência ao coração, melhora a circulação sanguínea e promove um melhor funcionamento do órgão.

  • Emocional

Com as atividades físicas, o corpo humano é estimulado a produzir uma série de substâncias que geram bem-estar ao emocional. Nos humanos, a endorfina é o principal substrato lançado na corrente sanguínea durante o exercício, o que causa uma sensação de alegria. Assim, pode-se dizer que fazer um esporte é fundamental para o combate ao estresse, depressão e outros problemas emocionais.

  • Desintoxicação

O corpo humano é sensível ao meio ambiente e dependendo dos hábitos adquiridos, há a possibilidade de estoque de substâncias que fazem mal ao corpo. Porém, com a prática de atividades físicas, a pessoa passa a tomar mais água, que é um excelente filtro para eliminar substâncias nocivas e assim permitir um funcionamento mais regular do corpo.

Para outras informações, consulte um especialista em atividades físicas.

 

Formas de lidar com o estresse

Segundo especialistas, uma das principais doenças do nosso século é o Estresse, que, cada vez atinge pessoas de diversas idades. Suas principais características são as sensações de medo, desconforto, irritação e preocupação. Confira algumas formas de lidar com o estresse, e saiba identificar os sintomas.

O Estresse pode acontecer em várias fases da vida, principalmente quando o indivíduo está passando por mudanças, pressões ou preocupações, seja no trabalho, nos estudos ou na vida pessoal. Pode-se dizer que é uma doença psicológica do novo século e está relacionada com situações de dificuldade de lidar com as pressões do dia-a-dia.

O primeiro passo para acabar com o Estresse é identificar sua origem e encontrar maneiras de enfrentar a situação complicada que está enfrentando. Encontrando as causas, pode-se optar por superar o problema ou afastar-se dele. Recomenda-se também deixar extravasar as emoções, saber se expressar e dizer o que sente, são maneiras de aliviar a dor.

Mas não é apenas a mente que precisa relaxar, o corpo também precisa descansar, então é bastante recomendado a prática de atividades físicas, fazer uma alimentação balanceada, fazer massagens e até mesmo reservar um tempo para sí, fazer aquilo que gosta de o faz se sentir tranquilo, além de dormir bem, pois é a principal forma que o organismo tem de reduzir o estresse.

Os sintomas do estresse podem ser físicos e mentais, tais como:

Sintomas Emocionais do Estresse:

  • Irritabilidade;
  • Impaciência;
  • Ansiedade;
  • Insônia;
  • Depressão;
  • Falha de memória;
  • Dificuldade de concentração;
  • Tiques nervosos.

Sintomas Físicos do Estresse:

  • Cansaço;
  • Dores nas costas e no pescoço;
  • Aumento da frequência cardíaca (batedeira);
  • Pressão alta;
  • Azia;
  • Diarreia;
  • Gastrite;
  • Úlcera;
  • Enjoo;
  • Coceiras pelo corpo;
  • Resfriados frequentes;
  • Boca seca.

Ao sentir esses sintomas, você deve procurar um profissional da área a Psicologia, que vai lhe orientar e ajudar a organizar o pensamento e administrar melhor os problemas. Não deixe de se tratar, com o tratamento adequado, sua qualidade de vida só tende a melhorar. 

5 hábitos que previnem doenças

Na vida de todos, é normal ocorrerem momentos em que o corpo sofre por causa de alguma enfermidade ocasionada por diversos fatores externos e internos. Há situações em que apenas a mudança de temperatura gera um desconforto nasal, ou a falta de algum nutriente dificulta o trabalho de imunidade do corpo e isso gera algum transtorno. É fato também que ninguém gosta de ficar doente, por mais que seja apenas uma dor de cabeça passageira. Leia Mais

Como proteger o cérebro do envelhecimento

É o ciclo da vida. Os pensadores já diziam que todos os seres nascem, crescem, se desenvolvem e morrem. De acordo com a ordem da natureza, um ser passa dessa para melhor depois da velhice. No entanto, ao chegar nessa fase da vida, os desafios são maiores do que nunca, principalmente para a manutenção do bem-estar dentro da cabeça. O cérebro é o motor principal do funcionamento do organismo, como uma placa-mãe de um computador. Assim, manter o alto nível de funcionamento desse órgão é essencial para garantir um período de vida mais extenso e saudável. Leia Mais