Cirurgia bariátrica

Ao contrário do que muitos pensam, a cirurgia bariátrica é indicada às pessoas obesas não apenas por estética, mas por questões de saúde, indicada para aqueles que se encontram em um nível crítico, onde as atividades físicas e alimentação regulada não causam mais efeitos.

Para realiza-la o paciente deve fazer diversos tipos de exames e o médico que o acompanha indica qual tipo de cirurgia bariátrica ele deverá fazer para tratar a obesidade e as possíveis doenças associadas. Atualmente existem três tipos de cirurgias bariátricas: a Restritiva (Que diminui o tamanho do estomago), a Mista (Redução do tamanho do estomago e um desvio do transito intestinal) e a Disabsortiva (Reduz a capacidade de absorção do intestino).

Para ser submetido ao tratamento cirúrgico, o paciente deve:

  • Estar com 45kg acima do peso ideal ou com o IMC de 40 ou superior a isso;
  • Pacientes com IMC de 35, mas que tenham problemas de saúde relacionados à obesidade;
  • Faixa etária de 16 a 60 anos;
  • Histórico em não conseguir perder peso;
  • Não ter nenhuma doença que seja contraindicada para a cirurgia;
  • Avaliação clínica completa e exames pré-operatório.

Além disso o paciente deve ter acompanhamento de um nutricionista, para acompanhar a dieta e dar resultados com o procedimento, bem como acompanhamento psicológico, pois a sua vida vai mudar em diversos aspectos e terá que fazer adaptações ao seu novo modo de vida. O acompanhamento psicológico vai ajudar a refletir sobre seus novos hábitos, fazendo com que a adaptação seja da melhor forma possível.

A perda de peso depende de cada paciente e de como ele vai adquirir novos hábitos alimentícios após a cirurgia. Há casos de pessoas que perderam cerca de 50% do peso inicial e conseguiu manter apenas adotando uma nova rotina alimentar e praticando atividades físicas.

Por se tratar de uma cirurgia indicada para tratamento se saúde, o seu Plano de Saúde deve cobrir esse procedimento cirúrgico. Se você já tem um plano de saúde, procure um médico especialista para tirar todas as suas dúvidas. Caso ainda não tenha um Plano de Saúde, fale com um de nossos corretores e veja a melhor forma de adquirir um.