A atividade física é um combustível para o organismo

O corpo humano, assim como qualquer máquina, precisa de combustível e energia para funcionar. Por isso, nutricionistas, médicos e outros especialistas do corpo recomendam o consumo correto e responsável de alimentos ricos em carboidratos para a manutenção do bem-estar e da forma física. Além disso, os seres humanos também são indivíduos que dependem da movimentação do organismo para um funcionamento melhor das atividades do cotidiano. Assim, a prática de atividades físicas regulares está altamente associada com uma vida mais satisfatória e cheia de vigor.

É importante consultar um médico para entender como cada pessoa deve se exercitar. Algumas precisam de mais e outras menos exercício, mas saber que o sedentarismo só traz prejuízo é um fato concreto. Em todo o mundo, percebe-se que as pessoas estão cada vez mais propensas a adotar um hábito de deixar de lado os exercícios físicos. Isso é preocupante, pois assim os casos de problemas e desordens no âmbito da saúde só aumentam. A falta de atividades promove problemas no coração, sistema circulatório e também se associa com a obesidade. Isso funciona como um veneno para o corpo, que vai se degradando de forma lenta e silenciosa, até chegar em uma fase irreversível.

Por isso, o governo brasileiro busca constantemente tomar medidas que promovem o estímulo da prática de atividades físicas. Em parques e praças é possível observar setores destinados para o movimento do corpo e isso gera resultado. Alguns benefícios de realizar essa atividade incluem:

  • Contribui para o bom funcionamento dos órgãos, principalmente o coração;
  • Contribui para o bom funcionamento do intestino;
  • Diminui a ansiedade, o estresse e a depressão, pois há a liberação de substâncias responsáveis pelo bem-estar;
  • Melhora o humor e a autoestima de cada indivíduo;
  • Ajuda na prevenção e no controle de doenças cardiovasculares, além da diabetes, hipertensão arterial, osteoporose, problemas respiratórios e outras disfunções;
  • Contribui para o funcionamento normal dos mecanismos cerebrais de auxílio no controle de apetite;
  • Gera um equilíbrio entre a ingestão e o gasto de energia.

Por isso, busque uma atividade que seja do seu interesse e deixe de lado programas como assistir televisão. Só assim é possível melhorar a qualidade de vida.